Pesquisa e Inovação

LabNasNuvens: um novo canal voltado para a inovação

Iniciativa da RNP e do NasNuvens foi criada para unir desenvolvedores e potenciais usuários para alavancar novas soluções de TIC e suprir as demandas específicas do setor de ensino e pesquisa brasileiro

Diariamente, centenas de empresas e empreendedores idealizam novas soluções de TIC capazes de revolucionar uma atividade, um segmento ou mesmo a sociedade como um todo. Porém, como observamos no dia a dia, um número reduzido delas acabam realmente vingando e se tornado um produto que alcança o mercado. Fica então a pergunta: se a demanda por novas soluções é crescente e o esforço de desenvolvimento é constante, o que impede que uma quantidade maior de boas ideias se torne projetos consolidados que ganham aderência ao mercado e uso por parte dos consumidores?

“Seja nas universidades, nas incubadoras, nas pequenas empresas ou mesmo no quarto de casa, temos uma série de soluções sendo desenvolvidas diariamente. Mas nossa experiência mostrou que para que essa solução chegue ao mercado, é preciso um processo de maturação. E é justamente nesse ponto que identificamos uma grande oportunidade.” Lucilaine de Noffri.

Foi para alcançar essa resposta que a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e seu portal de Serviços e Soluções Digitais, o NasNuvens, criaram uma iniciativa inédita no setor de ensino e pesquisa brasileiro: o LabNasNuvens. Seu principal objetivo é tentar fortalecer o elo que se mostrou o mais frágil nesse processo de inovação: unir aqueles que criam as soluções com as instituições e empresas que demandam novos serviços. “Seja nas universidades, nas incubadoras, nas pequenas empresas ou mesmo no quarto de casa, temos uma série de soluções sendo desenvolvidas diariamente. Mas nossa experiência mostrou que para que essa solução chegue ao mercado, é preciso um processo de maturação. E é justamente nesse ponto que identificamos uma grande oportunidade. Por meio de Grupos de Trabalho específicos, buscamos oferecer àqueles que desenvolvem os projetos, seja nas universidades ou pesquisadores, o acesso aos potenciais consumidores, para um processo de early adoption”, explica a Especialista de Negócios da Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da RNP, Lucilaine de Noffri.

Segundo ela, é nesse período que os problemas operacionais são identificados, assim como as usabilidades são aprimoradas para que deixem de ser a expectativa do desenvolvedor e se tornem efetivamente uma ferramenta que atenda às demandas do consumidor.

“Quando unimos as duas pontas geramos benefícios para todos. Os desenvolvedores, que podem incluir inclusive empresas start ups, encontram um caminho para tornar seu produto conhecido. As instituições participam do processo final de desenvolvimento e passam a contar com uma solução mais madura. E o NasNuvens pode ganhar em novas ofertas, o que o torna ainda mais completo”, explica Lucilaine.

Um novo caminho para quem cria e para quem contrata

O LabNasNuvens surge como um espaço que oferece intercâmbio de informações, capacitação e eventos exclusivos. “Ele surge como um primeiro passo para a consolidação do projeto. A grande vantagem é que quando a solução estiver madura, poderá integrar o portfólio de soluções do NasNuvens. Ou seja, mais que ajudar a desenvolver, nós ainda oferecemos a força comercial para que o produto ganhe o mercado”, explica Lucilaine.

A iniciativa LabNasNuvens já nasce respaldada por experiencias anteriores de sucesso desenvolvidas pelo NasNuvens. Uma delas, o ciclo de eventos 60 Minutos, já trouxe ao mercado soluções como o V4H, voltado para a telemedicina, e o LitCampus, voltado para o monitoramento e gestão de recursos de energia e que entrará em breve no catálogo.

O reflexo é que, mesmo recente, o LabNasNuvens já promoveu sessões que apresentaram a instituições de ensino públicas e privadas do País quatro soluções de TIC que já participam do projeto. Foram elas a Tutoria (voltada para processamento e correção de avaliações dos alunos baseada em inteligência artificial e machine learning), o Dino (um dispositivo móvel que otimiza as redes móveis para atividades remotas), o Arquimedes (solução de segurança focada em bring your own device) e o ChainID (uma plataforma de gestão de identidades para proteger o acesso às redes de TI). “Estamos atuando em um modelo de soft opening, trazendo as primeiras soluções e convidando as instituições que já são parceiras do NasNuvens e do Sistema RNP para conhecê-las.  Mas esse é um movimento que crescerá rapidamente. Tanto por ser uma iniciativa inédita, quanto pela alta demanda por um modelo assim. Os resultados iniciais foram animadores e nos permitem vislumbrar um futuro promissor para o LabNasNuvens”, conclui Lucilaine.

Lucilaine de Noffri

Sobre o autor

Graduada em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Estratégica atuou como empresária por mais de 10 anos e desde 2007 vem contribuindo com os resultados da RNP, inicialmente na área de compras e atualmente como especialista de negócios na Diretoria Adjunta de Serviços, atuando fortemente no NasNuvens.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Serviços e CONSULTORIA

Consultoria e serviços de segurança e privacidade

Conte com a experiência do time técnico da RNP para evoluir a segurança da informação e privacidade na sua instituição.

SAIBA MAIS