Publicado em 1 de setembro de 2019

Política de privacidade

Seja bem-vindo!

A privacidade dos seus dados é importante para a RNP

Obrigado por usar o NasNuvens! Esta política de privacidade (“Política“) descreve como coletamos e utilizamos suas informações pessoais e abrange o seu uso e acesso ao Portal de acesso, Portal de Gestão, Loja Institucional, aplicativo móvel, Marketplace e Hub de Serviços (“Serviços“) disponibilizados a você. Nosso compromisso é proteger a privacidade e a segurança dos dados pessoais envolvidos na utilização do nossos Serviços.

Através desta Política, tornamos transparentes os dados que coletamos, as finalidades da coleta e os compartilhamentos realizados na operação dos nossos Serviços.

Quais dados são coletados e porque coletamos?

Para prover, evoluir e proteger nossos Serviços necessitamos de algumas informações suas, que podem ser coletadas de duas maneiras:

Informações que você provê para nós

Informações da conta – No momento que é feita a solicitação de acesso aos nossos Serviços, nós coletamos seu nome, e-mail, identificador único na CAFe e instituição de origem, estes dados são utilizados para associar você a sua conta em nossos Serviços. Para mais informações sobre o identificador único na CAFe, consulte aqui.

Suas assinaturas – Nossos serviços foram projetados para simplificar a aquisição por meio digital, o acesso e a gestão dos serviços que RNP e seus parceiros ofertam através do catálogo de serviços disponibilizado em nossos Serviços.

Seu contato – É possível disponibilizar seu contato telefônico nos nossos Serviços, se assim desejar.

Informações coletadas automaticamente quando você utiliza nossos Serviços

Informações de uso – Nós coletamos informações relacionadas a como você usa nossos Serviços, incluindo ações que realiza em sua conta (como assinar um novo serviço, auto atribui um serviço assinado, solicita acesso a um serviço do catálogo, gerência uma instância de IaaS). Usamos essas informações para melhorar sua experiência em nossos Serviços, desenvolver novas funcionalidades e proteger os usuários do nossos Serviços.

Informações do dispositivo – Se você acessa nossos Serviços nós coletamos informações sobre este dispositivo, incluindo seu endereço IP, localização, o tipo do dispositivo (Desktop, Tablets e Smartphone) e o sistema operacional do dispositivo.

Informações de Logs – Nós registramos informações sobre você quando você acessa e usa nossos Serviços incluindo seu endereço IP (Internet Protocol), quantidade de acessos, último acesso, tipo do navegador ou dispositivo, idioma e a página web que você visitou antes de acessar nossos Serviços.

Informações de Cookies ou outras tecnologias – Nós utilizamos diversas tecnologias para coletar informações relativas ao uso de nossos Serviços, uma destas tecnologias são os cookies, que são pequenos arquivos de dados que são armazenados em seu dispositivo que nos ajuda a melhorar sua experiência em nossos Serviços, como por exemplo, evitar que você precise se autenticar constantemente em nossos Serviços e contar visitas únicas no nossos Serviços. Além disso, usamos outras tecnologias, como Google Analytics para gerar indicadores de uso dos nossos Serviços.

Usamos estas informações para melhorar sua experiência em nossos Serviços, desenvolver novas funcionalidades e proteger nossos usuários.

Como utilizamos as informações pessoais?

Como utilizamos suas informações pessoais para operar, fornecer e melhorar os Ofertas da RNP.

Nossos objetivos ao utilizar informações pessoais incluem:

  • Fornecer Ofertas da RNP: Utilizamos suas informações pessoais para fornecer e entregar ofertas da RNP e processar operações relacionadas a Ofertas da RNP, incluindo registros, assinaturas, compras e pagamentos;
  • Medida, Suporte e Melhoria de Ofertas da RNP: Utilizamos suas informações pessoais para medir a utilização de Ofertas da RNP, analisar seu desempenho, corrigir seus erros, prestar suporte a ela e desenvolvê-la;
  • Recomendações e Personalização: Utilizamos suas informações pessoais para recomendar Ofertas da RNP e seus parceiros que possam ser de seu interesse, identificar suas preferências e personalizar sua experiência com os Ofertas da RNP;
  • Cumprir Obrigações Legais: Em determinados casos, temos a obrigação legal de coletar, utilizar ou reter suas informações pessoais;
  • Comunicação com você: Utilizamos suas informações pessoais para nos comunicarmos com você em relação a Ofertas da RNP por diferentes canais (por ex., por telefone, e-mail, chat) e para responder as suas solicitações;
  • Comercialização: Utilizamos suas informações pessoais para comercializar e promover as Ofertas da RNP. Poderemos exibir anúncios com base em interesse das Ofertas da RNP;
  • Fins Para Os Quais Tentamos Obter Seu Consentimento: Poderemos também pedir seu consentimento para utilizarmos suas informações pessoais para um fim específico que lhe será comunicado.
Com quem compartilhamos os dados?

Podemos compartilhar informações conforme detalhado neste parágrafo, mas jamais suas informações serão fornecidas a terceiros sem o objetivo de garantir o bom funcionamento dos nossos Serviços.

Terceiros

Nós podemos compartilhar suas informações com terceiros que trabalham em nome da RNP, e especificamente com o NasNuvens, para o desenvolvimento, operação, manutenção e suporte especializado, sempre com o objetivo de ajudar a fornecer, melhorar e proteger nossos Serviços. Todas as atividades ou intervenções realizadas por terceiros em nome da RNP estão de acordo com esta Política de privacidade, sendo que todas as ações são acompanhadas e coordenadas de acordo com as nossas instruções.

Estes terceiros são:

  1. Globalweb Outsourcing do Brasil LTDA
  2. Vertigo Tecnologia
  3. Jamcracker
Administradores institucionais

O administrador institucional possui acesso às informações de registro de sua conta (como nome, identificador único da CAFe, serviços assinados, consumo de recursos e departamentos), além disso, ele pode acessar e controlar a sua conta. Em caso de dúvidas a esse respeito, consulte as políticas internas de sua instituição.

Obrigações legais

A proteção dos seus dados é fundamental para a RNP, acreditamos que os dados de nossos usuários devem receber as mesmas proteções legais, independentemente de estarem armazenados em nossos Serviços ou em seus dispositivos pessoais. Porém, nós podemos julgar necessário o compartilhamento de suas informações a um terceiro:

  • Se acreditarmos que é imprescindível para cumprir com as leis e regulamentações em vigor, processos legais ou solicitações apropriadas do governo;
  • Para garantir o cumprimento dos nossos Termos e Políticas;
  • Para garantir a segurança e integridade de nossos usuários, clientes e de nossos Serviços;
  • Para evitar o abuso dos nossos Serviços e violações de direitos autorais;
  • Em solicitações de emergência, em que acreditarmos que o compartilhamento poderá ajudar a evitar danos físicos ou morte de qualquer pessoa;
  • Com quaisquer outros terceiros, desde que seja autorizado expressamente por você.
  • Quaisquer solicitações para obtenção de dados de nossos usuários por entidades do governo, forças policiais (incluindo solicitações de segurança nacional) ou outras entidades, serão analisados e respondidos com ética e transparência.
Como tratamos os dados?

Segurança

Como nenhum serviço é totalmente seguro, nós trabalhamos diariamente para manter seus dados seguros contra perda, roubo, mal-uso, acessos não autorizados, divulgação e destruição, temos uma equipe especializada com o objetivo de manter seus dados seguros e a testar vulnerabilidades em nossos Serviços. Além disso, em acréscimo aos controles já existentes, como, criptografia e alertas quando novos dispositivos são vinculados à sua conta.

Controles do usuário

Você pode visualizar suas informações pessoais acessando a página de configurações do seu perfil no Portal de Serviços. Como suas informações são providas pela instituição a qual você está vinculada na CAFe, para alterar estas informações, você deve entrar em contato com o administrador local de sua instituição. Caso você deseje excluir suas informações de nossos Serviços é necessário encerrar a sua conta, mas note que ao encerrar a sua conta todos os acessos aos serviços assinados serão removidos de nossos Serviços, ficando sob sua responsabilidade o acesso fora dos nossos Serviços mesmos antes de encerrar a conta.

Suporte e atendimento

Enquanto sua conta não for encerrada, nós iremos manter as informações que você armazena em nossos Serviços, porém, podem haver casos em que há necessidade de manter seus dados mesmo após o encerramento de sua conta, como, cumprir com nossas obrigações legais, resolver litígios ou fazer cumprir nossos Termos e Políticas.

Lei aplicável

Como utilizamos suas informações pessoais para operar, fornecer e melhorar os Ofertas da RN

Modificações nos termos

Estas Políticas são regidas pelas leis Brasileiras.

Como utilizamos

Os Termos de uso podem ser revisados de tempos em tempos para melhor refletir:

  1. Mudanças na legislação;
  2. Novos requisitos regulamentares; ou
  3. Melhorias ou aprimoramentos realizados em nossos Serviços.

Caso uma melhoria afete os Termos e/ou Políticas de nossos Serviços ou seus direitos como usuário, notificaremos você, antes da data de atualização efetiva dos Termos e/ou Políticas, enviando um e-mail ao endereço associado à sua conta ou enviando uma notificação através do Serviço. Os termos atualizados entrarão em vigor no prazo mínimo de 30 dias após a notificação.

Caso não concorde com os novos Termos e/ou Políticas, você pode encerrar sua conta antes da entrada em vigor dos mesmos. Caso você continue a utilizar o Serviço após os novos Termos e/ou Políticas entrarem em vigor, fica entendido que você concorda em seguir os Termos e/ou Políticas atualizados.
Os Termos e/ou Políticas atualizados estarão disponíveis em: https://NasNuvens.rnp.br/termos.

Outros

Crianças e adolescentes

Nossos Serviços não são direcionados para menores de 18 anos, caso seja identificado o uso de nossos Serviços por pessoas com menos de 18 anos, serão tomadas as devidas providências para o encerramento de sua conta e remoção de todos os seus dados de nossos Serviços.

Informações adicionais ou questionamentos

Sugestões ou dúvidas relacionadas a estas Políticas? Entre em contato com nosso responsável pela proteção de dados da RNP em privacidade@rnp.br ou escreva para nós no seguinte endereço:

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP
BRASÍLIA
SAS, quadra 5, lote 6, bloco H
7° andar - Edifício IBICT
Brasília - DF - 70070-914

Em caso de qualquer dúvida, fique à vontade para nos contatar no e-mail atendimento@rnp.br.
Você pode enviar mensagens para o nosso WhatsApp, o número é +55 (61) 99960-5971.
Para urgências ligue para 0800 722 0216. Atendimento 24 horas, todos os dias.

Idioma Português, Brasil

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS

SEJA PARCEIRO › Traga sua solução

Quando se está NasNuvens, suas oportunidades não têm limites.

Você está no NasNuvens, o mais curto e eficiente caminho entre a solução criada em sua instituição e o mercado. O primeiro e mais completo catálogo de serviços 100% voltado para o setor educacional e de pesquisa.