Transformação Digital

Instituições de Ensino Superior apontam carências quando o assunto é Transformação Digital

Pesquisa revela tanto pontos de vulnerabilidade quanto oportunidades de melhoria.

Em um mundo cada vez mais conectado, a Transformação Digital se torna uma prioridade inegável. No âmbito da Educação, a utilização estratégica de diversas tecnologias busca elevar esse padrão e proporcionar acesso a recursos ricos e diversificados, adaptados às necessidades de cada aluno, pesquisadores e professores. Na vanguarda dessa transformação está o compromisso de melhorar não só a entrega do conteúdo, como a experiência global de aprendizagem, simplificando processos administrativos e liberando tempo precioso para que educadores se concentrem no que realmente importa: o ensino e a aprendizagem.

Tabela com o total de instituições que participaram da pesquisa

Nessa esteira, o NasNuvens vem colaborando constantemente com a transformação digital das instituições, mantendo um diálogo próximo com a comunidade acadêmica e com os gestores, além de participar de eventos do setor em busca de atender às demandas da comunidade. Um bom exemplo foi a pesquisa realizada durante o Fórum RNP 2023, no qual foi desenvolvida uma ação gamificada chamada Transformação Digital Nota 10. Uma ação desenvolvida em parceira com o MEC, em que se buscou entender em alguns aspectos qual o nível de maturidade quando o assunto é Transformação Digital. A iniciativa reuniu 144 respostas e diversas instituições, dentre as quais a maioria formada por institutos federais e universidades federais, estaduais e privadas. O evento contou com participantes de todas as regiões do Brasil, representadas por suas instituições, e a pesquisa proporcionou insights valiosos sobre o atual cenário educacional brasileiro.  

Gráfico com respostas fornecidas durante a pesquisa

A partir dessas universidades e institutos, a pesquisa apresenta uma fotografia que nos coloca diante de pontos de vulnerabilidade, sim. Mas também nos permite ver o quanto é fundamental continuarmos tendo investimentos em Transformação Digital. E, principalmente, como é importante investir com base em dados, como os apresentados.  

Quando perguntadas se já realizam a emissão de Diploma Digital, quase a metade dos institutos federais e das universidades federais responderam que atualmente emitem 100% digital. O mesmo ocorre quando se trata de Segurança da Informação, em que a maioria das universidades e dos institutos responderam que pretendem aumentar os investimentos. No caso do EAD, como é o ambiente virtual de aprendizagem, grande parte das universidades disseram já utilizar plataformas especializadas, como Moodle, Canvas, entre outras. Já quando se trata de IA, por ser um assunto mais recente, poucas instituições disseram estar trabalhando com ela. Quando se fala em Computação em Nuvem, a maioria está planejando o quê e como começar a migrar. Isso também é observado quando quase a metade das universidades e institutos ainda não estão adequadas à linguagem da IoT.

Gráfico com respostas fornecidas durante a pesquisa

Por outro lado, se as pesquisas mostram que quando se fala em Privacidade de Dados, as universidades e institutos não performam tão bem, isso também demonstra uma necessidade de se preocupar com a proteção de dados. Do mesmo modo, quando quase um terço das universidades e a metade dos institutos ainda estão planejando ações de conscientização quando se trata de Segurança da Informação, isso demonstra o quão urgente é uma adequação nesse quesito. Embora haja desafios a enfrentar, também ficou evidente a importância de investir com base em dados concretos. Plataformas educacionais integradas enriquecem o conteúdo educacional e preparam os alunos para um mundo digitalmente fluente. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e seguro.  

O desafio não para. Em 2024, vamos continuar com esse processo de escuta, ouvindo as necessidades das instituições e participando de eventos no setor. É isso que contribui para um ambiente de confiança e apoio mútuo. Afinal, este é o papel do NasNuvens: colaborar com a Transformação Digital de Educação brasileira.

Igor Moraes

Sobre o autor

Coordenador de Soluções na RNP, executa a gestão de iniciativas e projetos estratégicos na Diretoria Adjunta de Soluções. Atua há mais de 10 anos no fortalecimento da cultura de projetos, produtos e agilidade. Coordena equipes multidisciplinares no desenvolvimento de soluções, buscando continuamente a geração de valor para instituições clientes integrantes do Sistema RNP.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Serviços e CONSULTORIA

Consultoria e serviços de segurança e privacidade

Conte com a experiência do time técnico da RNP para evoluir a segurança da informação e privacidade na sua instituição.

SAIBA MAIS