Diploma Digital - Ministério da Educação

Diploma Digital: um marco na transformação digital para alunos de Instituições de Ensino Superior (IES).

O desafio

O Ministério da Educação (MEC) tinha pela frente um grande desafio: modernizar a emissão de diplomas de graduação, um procedimento essencial para as instituições de ensino superior. Uma missão trabalhosa: garantir a segurança do novo modelo, digital, para todas as instituições participantes do sistema RNP (Rede Nacional de Pesquisa). O NasNuvens foi  escolhido para realizar esse projeto em parceria com desenvolvedores locais, na busca da criação, implementação e distribuição do diploma digital.

A solução

O NasNuvens foi além: junto com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolveu a solução tecnológica que emite e autentica os diplomas acadêmicos em formato digital, de forma segura, rápida e sustentável. A concepção de uma nova realidade acadêmica, em conformidade com um mundo em constante transformação. O resultado foi o Diploma Digital, uma aplicação segura e que se tornou padrão para a emissão e gestão dos certificados acadêmicos em todo o Brasil.

Os resultados alcançados

O Diploma Digital promoveu uma economia real para o MEC, ao possibilitar a troca da emissão de papéis por um documento digital; um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 2019, estimou o custo do Diploma Digital em R$ 85,15, em comparação ao valor do diploma impresso, de R$ 390,26.

A desburocratização do material é outro importante ganho: o diploma, que antes era entregue em até 80 dias, agora, em seu formato digital, chega até os alunos em apenas duas semanas. É a otimização do tempo na vida acadêmica.

O acesso ao Diploma Digital é on-line, no site da Instituição de Ensino que o emitiu, sem a necessidade da assinatura do aluno. As instituições têm a responsabilidade de gerar o certificado digital e o carimbo de tempo, que validam o documento por tempo indeterminado. O carimbo comprova a data e hora em que o documento foi emitido, e a assinatura digital das instituições emissora e registradora garantem a legitimidade da emissão do diploma.

A garantia de segurança vem através da assinatura eletrônica com certificados digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, vinculado à Casa Civil da Presidência da República. O combate às fraudes tem o reforço da validação ampla e acessível do Diploma Digital, feita em poucos segundos.

A tecnologia blockchain é mais uma característica que faz do Diploma Digital um serviço diferenciado. Com ela, o envio e o recebimento das informações são rastreados, permitindo que códigos sejam gerados de forma on-line e disponibilizando informações em correntes. Diversas camadas de segurança são responsáveis por bloquear qualquer tentativa de invasão, sendo extremamente difícil obter êxitos na interceptação do conteúdo ou na sua falsificação.

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Assinatura enviada com sucesso. Obrigado.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS