Tecnologia

Gestão educacional na nuvem e os desafios do Gestor de TI

O setor de educação tem visto alguns avanços tecnológicos significativos na era moderna, impulsionados pelo uso dos celulares, tablets e notebooks no processo de aprendizagem. Mesmo que um aluno esteja a quilômetros de distância da sala de aula, fazer um curso de ensino à distância online agora se tornou realidade — mas não só isso, mesmo alunos em salas de aula físicas podem contar com recursos tecnológicos que impulsionam e aceleram o ensino.

A computação em nuvem é uma das tecnologias que desempenhou um papel significativo na alteração do sistema educacional moderno. A opção por serviços de computação em nuvem de fornecedores terceirizados permite que empresas e institutos reduzam os custos operacionais e de capital, melhorem a acessibilidade e aumentem a conectividade entre alunos e professores.

Foi pensando nisso que a RNP, a Rede Nacional de Pesquisa, criou o NasNuvens: um broker de serviços em cloud computing que reúne tudo que uma instituição de ensino, professor ou aluno precisa para modernizar seu processo de aprendizagem.

Hoje, os institutos de ensino fundamental e médio, bem como as universidades em todo o mundo, implementaram a computação em nuvem para uma experiência de aprendizagem flexível e inovadora — e o NasNuvens atua para democratizar o acesso a esses recursos para as instituições de ensino brasileiras.

Mas quais desafios comuns da vida educacional as soluções na nuvem resolvem? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje! Continue lendo e descubra como os serviços ofertados no nosso broker podem ajudar sua instituição!

A nuvem elimina a necessidade de livros didáticos caros e desatualizados

Estudantes universitários, que geralmente precisam comprar livros novos a cada semestre para cada classe, sofrem com os gastos — mesmo quando é possível tirar cópias com partes do material. Enquanto isso, as escolas de ensino fundamental seguem o mesmo caminho, onerando as famílias com esses custos.

Isso nem é o pior de tudo; em média, os livros didáticos tendem a ter quase uma década, ensinando informações desatualizadas ou simplesmente erradas. Os livros didáticos costumam ser ainda mais antigos em áreas de baixa renda, o que coloca esses alunos em clara desvantagem.

Livros didáticos baseados em nuvem podem resolver ambos os problemas. O conteúdo digital custa significativamente menos do que o material impresso. Isso pode ajudar estudantes universitários a economizar e a nivelar o campo de jogo entre os estudantes de renda mais baixa e mais alta. Os materiais baseados na nuvem também podem ser facilmente atualizados para que os alunos sempre tenham acesso aos recursos de aprendizagem mais atuais.

A nuvem elimina a necessidade e o custo de hardware caro

Antes, todas as escolas tinham uma sala cheia de servidores locais que executavam todos os sistemas e mantinham todos os dados. Não é preciso ir longe para imaginar o custo de manter esse hardware — custos esses que se tornavam ainda maiores na medida que a instituição necessitava de mais capacidade de armazenamento.

Com serviços como os oferecidos no NasNuvens, as instituições podem ter acesso a toda uma estrutura de TI virtual, pagando apenas pela capacidade que usam. Nesse modelo, a instituição não arca com as despesas de manutenção, uma vez que esses custos são de responsabilidade do fornecedor. Isso elimina, por exemplo, os gastos com resfriamento de grandes data centers, que podem ser ainda maiores em locais quentes como o Brasil.

A nuvem oferece fácil acessibilidade e mobilidade

Os aplicativos da nuvem são executados por meio da internet, sem que o aluno ou professor tenha que instalar nada em seu dispositivo pessoal. Isso oferece maior acessibilidade, uma vez que não é preciso investir em computadores caros para ter acesso aos recursos — um simples celular ou tablet resolve o problema.

Por meio desses aplicativos, o trabalho de professores também pode ser realizado de qualquer local com acesso à internet. Em vez de chegar à escola horas antes do primeiro sinal tocar e ficar horas depois do último sinal, os professores podem avaliar os testes e tarefas de casa, desenvolver o currículo do curso, inserir notas e responder aos pais no conforto de sua casa quando for conveniente para eles.

A nuvem oferece mais colaboração

A capacidade de colaborar de forma eficaz com outras pessoas é fundamental para os alunos evoluírem. A nuvem permite que todos os usuários tenham acesso fácil a recursos em várias plataformas, criando uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades de colaboração.

A computação em nuvem também permite feedback instantâneo e processos de avaliação, o que beneficia alunos e professores simultaneamente. A nuvem também rompe as barreiras do trabalho em grupo — os alunos não precisam mais estar no mesmo lugar para trabalhar juntos em um projeto, mas podem acessar uma tarefa de qualquer local pela nuvem.

No caso do ensino fundamental, como as crianças adoecem com frequência, elas não precisarão perder todas as suas tarefas ou desistir de participar das discussões em sala de aula, uma vez que é possível ter a gravação das aulas disponível para assistir em qualquer lugar, a qualquer momento.

Quando a computação em nuvem encontra o setor de educação, novas possibilidades e portas se abrem para alunos e pesquisadores. Portanto, instituições educacionais, escolas, faculdades e universidades em todo o mundo devem adotar a tecnologia de nuvem para fornecer melhores canais de aprendizagem.

Explore a plataforma NasNuvens e descubra os serviços que podem ajudar sua instituição a prosperar!

Marcelino Cunha

Sobre o autor

Formado há 25 anos em Administração de Sistemas de Informação e pós graduado em Gerência de Projetos, trabalha na área de computação há 29 anos, 22 desses atuando na Rede Nacional e Ensino e Pesquisa, primeiro como analista, depois como especialista e atualmente como gerente de serviços para educação.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS