Educação e ciência

RNP apoia pesquisadores e startups a desenvolverem soluções inovadoras de TICs

Através do novo Programa de P&D Serviços Avançados a RNP evoluiu sua gestão de programas de PD&I, que desde 2002 vem sendo realizado através de um processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo desses anos são fruto da importante parceria da RNP com a comunidade científica e acadêmica, junto com a qual a RNP explora a vanguarda das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Você certamente já se deparou com uma ideia genial, apresentada por uma pessoa ou empresa, e se perguntou: por que ela simplesmente sumiu sem ser colocada realmente em prática? Essa é uma realidade mais comum do que se imagina. Tão difícil quanto criar um produto ou serviço inovador, é conseguir que ele seja notado e desperte interesse do mercado e da sociedade. O resultado: criadores frustrados; e empresas e pessoas que perderam a oportunidade de desfrutar de algo que poderia realmente transformar vidas e os negócios.  

“As evoluções desse Programa de P&D aproximaram ainda mais os grupos de pesquisa e as startups aliando o desenvolvimento tecnológico ao desenvolvimento de modelos de negócios para gerar novos produtos/serviços engajando atores do Sistema RNP”, afirma o gerente de Pesquisa &Desenvolvimento da RNP, André Marins.  A cada ano, a RNP promove uma chamada pública que convida a comunidade científica e startups interessadas em empreender em parceria com a RNP, para o desenvolvimento de um projeto de PD&I que visa a criação e a validação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP) A oferta deste MVP para early adopters é uma etapa continua de busca pelo modelo de negócios de futuros produtos/serviços para o Sistema RNP e  um dos maiores desafios do processo é a aproximação dos empreendedores com o público potencial para consumir as soluções e promover a disseminação no mercado. E é nesse ponto que o NasNuvens assume um papel fundamental. “Somos um fornecedor completo de soluções para diversos mercados, especialmente o de Ensino e Pesquisa. No fundo, somos uma grande vitrine, em que diversas instituições buscam tecnologia como aliada para o seu negócio. Por isso, o NasNuvens é a ponte perfeita para ligar os desenvolvedores com o mercado”, explica André Mello, Analista de Operações da RNP.  

“Somos um fornecedor completo de soluções para diversos mercados, especialmente o de Ensino e Pesquisa. No fundo, somos uma grande vitrine, em que diversas instituições buscam tecnologia como aliada para o seu negócio. Por isso, o NasNuvens é a ponte perfeita para ligar os desenvolvedores com o mercado”, explica André Mello, Analista de Operações da RNP.
Ideia, execução e divulgação em um mesmo lugar

Diversas soluções já ganharam forma e fazem parte do portfólio de produtos que são ofertados ao Sistema RNP, como os serviços de Diploma Digital e o Conferência Web, atualmente disponibilizados no NasNuvens. Outros, que estão ainda em fase de testes, também mereceram uma grande atenção. “O NasNuvens realiza o 60 Minutos NasNuvens, um projeto de encontros online que já reuniu mais de 500 participantes de dezenas de instituições para debater as novas tecnologias para o segmento. Em sua edição voltada para apresentação de quatro novas soluções oriundas do Programa de P&D Serviços Avançados, mais de 40 instituições e 60 usuários se inscreveram para utilizar de forma experimental as aplicações apresentadas e oferecerem feedbacks para aperfeiçoar e possibilitar o lançamento comercial”, explica Mello. Conheça mais sobre as soluções ao final da matéria.

“Quando , um grupo de pesquisa passa por esse programa de P&D uma parte importante da jornada é o seu desenvolvimento empreendedor com apoio de capacitações e mentorias para o desenvolvimento do modelo de negócios e respectivas validações com usuários e instituições que tem os problemas reais e precisam de uma solução que se encaixe”, reforça Marins.
As startups que receberam o licenciamento das tecnologias desenvolvidas pelos projetos estão explorando as ofertas de degustação com interessados do Sistema RNP

Quatro projetos de P&D concluíram seu ciclo de duas fases do Programa de P&D Serviços Avançados, passando por todo o processo de modelagem de negócio para as ofertas iniciais experimentais junto ao Sistema RNP. Os resultados desse trabalho já aparecem em 2021. Durante o 60 Minutos nas Nuvens realizado para apresentar as soluções, 40 empresas e 60 profissionais se inscreveram como usuários teste. Durante o período de ofertas iniciais para degustação, não há custos para aquisição e o suporte é oferecido sem o mesmo tempo de resposta previsto para as soluções já lançadas. Conheça um pouco mais as soluções:

Video for Health(V4H): a solução foi criada para revolucionar o atendimento dos pacientes e toda a telemedicina. Oferece todos os recursos para atendimento online, teleconsulta, teleorientação, teleconsultoria e teleinterconsulta.

Liteme:  focada na gestão de recursos energéticos, a solução auxilia instituições de ensino ou corporações a evitar desperdícios, monitorar de forma inteligente o consumo e que promover a otimização de custos.

Sherlock-X:  a solução realiza uma análise de risco cibernético em site e servidores, para identificar o Índice de risco de forma imediata e online. A aplicação permite que gestores antecipem possíveis vulnerabilidades e evitem ataques digitais.

Aprenda Digital: a solução auxilia o docente na recomendação de mídias educacionais indexadas a partir de repositórios. O resultado é um modelo prático para que educadores e instituições ofereçam materiais de excelente qualidade para seus discentes.

Se você tem interesse em participar em conhecer este e outros programas de P&D da RNP , acesse o site da RNP (https://www.rnp.br/inovacao/programas-pesquisa-desenvolvimento) e veja todos os detalhes.

Ou participe ainda do 60 Minutos NasNuvens (https://www.nasnuvens.rnp.br/artigo/60-minutos-nasnuvens) e veja como fazer parte desse processo único que pode revolucionar o mercado de TICs.

Andre Mello

Sobre o autor

Mais de 20 anos de experiência com Infraestrutura de Servidores, Redes e mais recentemente de Cloud. Possui especializações e certificações das referidas áreas. Atualmente é responsável pela implantação da plataforma de broker usada para o gerenciamento dos recursos, produtos e serviços disponibilizados no NasNuvens para as Instituições de Ensino e Pesquisa.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS