Computação em nuvem

Conheça o novo portal NasNuvens

Em 2018, mais de 150 representantes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de diversas instituições de ensino e pesquisa se reuniram no evento SIG de Computação em Nuvem, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para debater o futuro do setor na área de cloud computing. Esse foi o embrião do NasNuvens, uma iniciativa inovadora com o objetivo de criar o maior broker de serviços em nuvem 100% focado no setor de educação e pesquisas.

Quatro anos depois, muita coisa mudou. A cloud deixou de ser um plano para se tornar uma realidade e novos desafios surgiram. A questão não é mais se e quando migrar, mas sim quais as estratégias para extrair o máximo desse novo ambiente. Se os desafios e as jornadas evoluíram, o NasNuvens não poderia ficar parado. Por isso, lançou um novo portal, com novas funcionalidades, ofertas, serviços, parcerias em um layout totalmente renovado. Uma nova porta de entrada a uma nova etapa da jornada para a nuvem que vive o setor.

"Somos hoje o principal parceiro das instituições de ensino e pesquisa na adoção da computação em Nuvem, pois unimos consultoria, gestão, contratação de soluções e infraestrutura em um atendimento totalmente pensado para o setor" Rodrigo Azevedo

“Somos hoje o principal parceiro das instituições de ensino e pesquisa na adoção da computação em nuvem, pois unimos consultoria, gestão, contratação de soluções e infraestrutura em um atendimento totalmente pensado para o setor. Nesse período, executamos diversos casos de sucesso, mas sabemos que esse é um processo que não para. E nosso portal agora está ainda mais eficiente e intuitivo, exatamente como nossos parceiros querem”, explica Rodrigo Azevedo, Gestor de Serviços da RNP.  Segundo ele, o portal é a primeira interface junto ao usuário e precisa apresentar as inúmeras opções que o NasNuvens oferece. “Desde a curadoria e suporte aos desenvolvedores para identificarmos novas soluções, até as ofertas advindas de parcerias com os maiores provedores de nuvem do mundo. Nosso novo portal está pronto para ser uma fonte de consulta, contratação e gestão”, afirma.

O portal contempla os diversos aspectos do setor de ensino e pesquisa. De um lado, a necessidade das instituições e, do outro, a oferta de grandes empresas e de pequenos desenvolvedores. “Mas não basta entregar SaaS, IaaS e PaaS. Queremos que a solução seja adotada de forma correta. Desde a escolha, passando pelo modelo de contratação, até a implementação e melhoria na gestão. Por isso, inserimos nosso time de consultoria para poder dar todo o suporte necessário”, explica Rodrigo. O resultado é que diversas das soluções lançadas pelo NasNuvens a partir de ideias, muitas delas nascidas nos próprios campus e centros de pesquisa, hoje são produtos amplamente adotados. Exemplos como o Diploma Digital e o Conferência Web reforçam essa visão. Foi esse sucesso que motivou o NasNuvens a buscar novos parceiros, criando um ecossistema cada vez mais completo e abrangente.

A jornada para a nuvem como ela deve ser: mais prática e eficiente.  

Para muitas instituições, migrar para a Nuvem é uma meta clara e que precisa ser executada a curto prazo. Porém, ao mesmo tempo que pode promover grandes benefícios, essa jornada também pode gerar dor de cabeça para os gestores de tecnologia. Isso porque todos sabem que precisam ir para nuvem, mas poucos têm a visão completa de como fazer. Sem sofrer impactos com o processo que possam prejudicar a instituição, sem deixar que professores, pesquisadores e alunos fiquem com recursos indisponíveis, o que pode prejudicar todo o ecossistema educacional.  

“Essa é uma realidade de muitas instituições. Definir o que migrar, quando migrar e qual o processo a ser seguido. Por isso, o NasNuvens se apresenta como um parceiro completo. Não basta oferecer as soluções ou a infraestrutura. Trabalhamos para criar um modelo em que todo o suporte é oferecido, desde a definição da estratégia de migração, passando pela avaliação completa da arquitetura e até na definição do melhor modelo de contratação. Atuamos antes, durante e no período pós jornada para a nuvem”, explica Rodrigo.  

Para isso, além de uma interface simples e intuitiva, o NasNuvens oferece uma consultoria completa. Um time capacitado, que tem canal aberto e direto com os maiores fabricantes globais e com os desenvolvedores das soluções específicas do setor, atua em todas as etapas para garantir o sucesso da migração. “Ir para a nuvem é mais do que escolher um sistema ou infraestrutura, contratar e transferir os dados para lá. É preciso saber o que migrar, quando migrar e como, para que os impactos sentidos sejam apenas positivos, sem interrupções ou mal funcionamento de recursos já existentes e disponíveis”, reforça Rodrigo.

"Esse é um projeto que evoluiu de forma muito consistente. A cada dia, novas soluções são incorporadas, sempre buscando atender as novas demandas do setor, que possui características muito distintas" Rodrigo Azevedo

Após seu lançamento, em 2020, essa é a primeira grande reformulação desenvolvida no NasNuvens. “Esse é um projeto que evoluiu de forma muito consistente. A cada dia novas soluções são incorporadas, sempre buscando atender as novas demandas do setor, que possui características muito distintas. Entendemos que o NasNuvens é uma grande ferramenta de avanço do ensino brasileiro. E para que essa função seja cumprida, precisamos não apenas entender o mercado, mas antecipar tendências, oferecer novas possibilidades e garantir que a tecnologia seja uma aliada de peso na formação dos alunos e na gestão das instituições. Por isso, lançamos esse novo portal. Para que tanto na usabilidade quanto no visual, ele acompanhe essa constante e frenética evolução”, destaca Rodrigo.

Andre Mello

Sobre o autor

Mais de 20 anos de experiência com Infraestrutura de Servidores, Redes e mais recentemente de Cloud. Possui especializações e certificações das referidas áreas. Atualmente é responsável pela implantação da plataforma de broker usada para o gerenciamento dos recursos, produtos e serviços disponibilizados no NasNuvens para as Instituições de Ensino e Pesquisa.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS