Computação em nuvem

Como a computação em nuvem vem revolucionando a educação

Ao longo dos anos, a indústria da educação percorreu um longo caminho. O ensino e a aprendizagem não estão mais confinados a livros didáticos e salas de aula físicas, e agora chegam a computadores e dispositivos móveis. Hoje, os alunos estão sempre conectados - estejam eles dentro ou fora da escola. Ao mesmo tempo, as tecnologias certas os capacitam com habilidades do mundo real e os preparam para uma carreira no mercado de trabalho.

Para o NasNuvens, é inegável o papel da tecnologia nesta mudança disruptiva. Afinal, as iniciativas do NasNuvens são derivadas dos objetivos da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que tiveram papel essencial na modernização da educação brasileira e na quebra das barreiras físicas antes existentes entre alunos e o estudo. No centro de todas essas iniciativas, no entanto, sempre esteve uma certa tecnologia que serviu como o pilar principal para que todas essas mudanças fossem possíveis: a computação na nuvem.

Essencialmente, a computação em nuvem é uma tecnologia complexa que muda a ênfase dos recursos físicos para recursos virtuais. Hoje, a nuvem é a base dos serviços ofertados pelo NasNuvens, que concentra em um mesmo local a compra, a gestão e o uso das mais diversas soluções contratadas. Assim, instituições de ensino, professores, pesquisadores ou alunos encontram no NasNuvens tudo o que precisam para digitalizar seu processo educacional.

Mas para entender o verdadeiro impacto dos NasNuvens no cenário educacional, você precisa saber primeiro o que é a computação em nuvem e como ela realmente funciona.

Neste artigo, daremos um overview sobre a computação em nuvem, apresentando a você uma introdução de como ela está revolucionando o mercado da educação. Vem conosco!

Computação em nuvem na educação: o que é e como funciona?

Hoje, a palavra computação em nuvem é uma terminologia essencial no mundo da TI e tem sido aplicada em diversos setores, inclusive no educacional. A computação em nuvem pode ser definida como o uso de recursos virtuais que são altamente escaláveis e podem ser compartilhados por diferentes usuários simultaneamente. Ela foi impulsionada pelo aumento do uso de dispositivos móveis, incluindo notebooks, smartphones e tablets. Estudos atuais indicam que esta é uma das áreas de crescimento mais rápido na economia digital.

A computação em nuvem pode ser denominada como o fornecimento de recursos de TI pela internet. Ela pode tomar várias formas, incluindo softwares, infraestrutura ou plataformas oferecidas como um serviço (SaaS, IaaS e PaaS). O fato de a computação em nuvem ter evoluído ao longo do tempo proporcionou uma quantidade enorme e versátil de recursos que são escalonáveis por natureza, ou seja, podem crescer ou decrescer dependendo das necessidades de uma instituição.

Ao incorporar a computação em nuvem na estratégia de TI, as instituições podem aumentar sua capacidade geral e, ao mesmo tempo, manter o nível de segurança necessário e o investimento em infraestrutura limitado, garantindo assim que o custo total de propriedade (TCO) seja baixo.

Assim, é essencial que as instituições educacionais obtenham melhores maneiras de fornecer serviços baratos e de boa qualidade usando ferramentas acadêmicas e práticas de pesquisa, ao mesmo tempo em que encontram um equilíbrio entre os serviços em nuvem e locais. Através de uma combinação dos serviços ofertados no NasNuvens, onde é possível encontrar as melhores tecnologias de virtualização, a instituição educacional pode alavancar a computação em nuvem para conquistar a agilidade necessária para prosperar.

Benefícios da computação em nuvem na educação: a revolução no ensino através do NasNuvens

São muitos benefícios associados aos serviços de computação em nuvem ofertados pelo NasNuvens — o broker não apenas fornece a professores e alunos acesso a diferentes serviços e aplicativos dentro da nuvem para uso informal e formal no setor de educação, mas também fornece maior mobilidade e flexibilidade quando se trata de utilização de recursos, criando um ambiente de aprendizagem que é personalizado para a melhor experiência de aprendizagem virtual.

Tanto as instituições de ensino privadas como as públicas podem adotar este tipo de tecnologia como forma de fornecer serviços aprimorados usando os poucos recursos à sua disposição. Em suma, os serviços encontrados no broker possibilitam à instituição de ensino:

  • Criar ambientes de sala de aula virtual: com o software baseado em nuvem (SaaS), é possível que as organizações educacionais tenham salas de aula virtuais para os alunos. O conceito reduz os custos de infraestrutura em uma extensão considerável. Eles podem até reduzir as despesas de integração de professores regulares em seu corpo docente;
  • Garantir facilidade de acessibilidade: o potencial da nuvem é incomparável quando se trata de acessibilidade. Os usuários podem acessar facilmente o conteúdo do curso, aplicativos e dados a qualquer hora e em qualquer lugar. Eles podem se inscrever em cursos e participar de atividades em grupo também. As barreiras de lugar e tempo não existem mais, uma vez que a nuvem garante a entrega contínua de conteúdo em todos os momentos;
  • Aproveitar grandes economias de custos: outro benefício da computação em nuvem é a ampla economia de custos. Tanto os alunos quanto as instituições podem experimentar grandes benefícios neste contexto. Os alunos não precisam investir em livros e aplicativos caros, pois esses recursos de aprendizagem estão disponíveis na nuvem. As instituições também podem reduzir os custos de gerenciamento, simplificando processos;
  • Contar com armazenamento seguro de dados: além de acessibilidade e economia de custos, a computação em nuvem também oferece o benefício do armazenamento seguro de dados. As organizações que oferecem aprendizado por meio da nuvem podem adotar uma VPN para garantir a segurança dos dados. Isso significa que o conteúdo de aprendizagem pode ser facilmente transferido para os usuários sem comprometer sua integridade;
  • Ampliar os aplicativos de forma rápida e fácil: a escalabilidade se refere à capacidade dos aplicativos de corresponder ao número crescente de usuários. A computação em nuvem cobre escolas, faculdades e universidades nessa frente. Ela permite que eles ampliem os aplicativos e experiências de aprendizagem de forma rápida e fácil. Como resultado, eles podem lidar com um número cada vez maior de alunos.

Ficou interessado no que a nuvem pode fazer pela sua instituição de ensino? Conheça agora mesmo o NasNuvens e encontre tudo que precisa de tecnologia para sua IE em um único lugar!

Marcelino Cunha

Sobre o autor

Formado há 25 anos em Administração de Sistemas de Informação e pós graduado em Gerência de Projetos, trabalha na área de computação há 29 anos, 22 desses atuando na Rede Nacional e Ensino e Pesquisa, primeiro como analista, depois como especialista e atualmente como gerente de serviços para educação.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS