Computação em nuvem

60 Minutos NasNuvens

Série de encontros online já reuniu mais de 500 participantes e dezenas de especialistas para debater o futuro do setor de ensino e pesquisa na computação em nuvem

O mundo evolui de forma acelerada graças aos avanços da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações). Depois da grande revolução promovida na década de 90 com a massificação da Internet, vivemos hoje um segundo grande salto: a computação em nuvem. Com ela, os benefícios de aplicações e soluções, antes restritas a empresas com alto poder de investimento, se intensificaram. Assim como os gastos com infraestrutura tecnológica se tornaram escaláveis e, por consequência, muito mais acessíveis.

Essa transformação ganhou um aditivo: a pandemia de Covid-19, que alterou radicalmente a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e convivem. No universo da pesquisa e educação, não poderia ser diferente. Em curtíssimo tempo, aulas se tornaram online, projetos precisaram ser desenvolvidos a distância e a pesquisa precisou se adaptar ao afastamento social. Diante de tantos novos cenários, com amplas possibilidades, o melhor caminho para transformar esses desafios em benefícios e oportunidades de evolução é a informação.

É um espaço de escuta, debates e troca de ideias que fortalece a parceria das instituições com o Sistema RNP auxiliando as instituições na sua jornada para Nuvem”, explica Igor Moraes

Foi com esse intuito que o NasNuvens criou o 60 Minutos NasNuvens. Um projeto que realiza encontros virtuais para debater temas fundamentais ao futuro do setor de ensino e pesquisa com o crescimento da cloud computing. “As transformações acontecem em um período cada vez mais curto. Manter-se atualizado é a única forma de garantir um investimento certo, para evitar que todo o esforço se torne obsoleto em pouco tempo. Temos hoje no Brasil centenas de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, que congregam milhares de profissionais. Criar um fórum de discussão contínuo era fundamental para compartilhar a experiência e garantir uma evolução constante e unificada do setor. Só assim conseguiríamos criar condições para que alcançássemos pesquisas e um ensino de excelência em nosso País”, explica Lucilaine de Noffri, coordenadora da Diretoria de Serviços do NasNuvens. “O 60 minutos é um espaço de colaboração em formato de encontros que tem como objetivo o compartilhamento de experiências e, principalmente, de conexão entre as instituições e os provedores de serviços em nuvem. É um espaço de escuta, debates e troca de ideias que fortalece a parceria das instituições com o Sistema RNP auxiliando as instituições na sua jornada para Nuvem”, explica Igor Moraes, Analista de Negócios Sênior na RNP e Facilitador do 60 Minutos NasNuvens.

Diversidade de temas gera debates fundamentais para a transformação digital do setor

A adesão ao projeto, que teve o primeiro encontro realizado em 10 de agosto de 2020, foi imediata. Em 10 meses foram realizadas 13 sessões do 60 Minutos NasNuvens, com mais de 800 inscritos e 500 participantes, advindos de 85 instituições públicas e privadas do Brasil. Os temas debatidos foram diversos e buscaram atender as demandas específicas do setor, fruto de uma análise dos principais desafios enfrentados pelos gestores brasileiros do segmento. Isso gerou uma diversidade de debates, que abordaram desde o aprofundamento do uso de tecnologias de destaque no mercado global - como o GSuite, Azure, AWS e Moodle – até o entendimento de aplicações nacionais que ganharam relevância no mercado – como o Diploma Digital. Outros pontos de destaque no calendário já realizado foram os encontros que trataram de migração para a nuvem, os detalhes jurídicos da contratação, o uso da infraestrutura como serviço para educação e a segurança em IaaS e SaaS.

“Realizamos um acompanhamento das expectativas dos participantes para adequar sempre o temário aos assuntos mais desejados. Isso permite que o evento esteja sempre em sintonia com tendências e demandas do setor”, diz Lucilaine

Um dos diferenciais do projeto é contar com especialistas do mercado e de grandes fabricantes globais, que são hoje os responsáveis por ditar o ritmo e o caminho da evolução tecnológica em todo o mundo. “Dessa forma, conseguimos criar um fórum de debate e também uma poderosa oportunidade para esclarecermos dúvidas diretamente com a melhor fonte que são os criadores dessas tecnologias. O resultado de todo esse projeto é cada vez mais evidente: mais e mais instituições encontraram o lugar certo para extraírem subsídios para desenharem ou aperfeiçoarem suas estratégias de migração e gestão do ambiente de computação em nuvem”, explica Lucilaine.

Para garantir a universalização do conhecimento, todas as edições do 60 Minutos NasNuvens são gratuitas e realizadas online. Mesmo com inscrições limitadas, o que é importante para garantir o debate, os temas de maior relevância e procura serão repetidos, para permitir uma participação cada vez maior do público.

“Realizamos um acompanhamento das expectativas dos participantes para adequar sempre o temário aos assuntos mais desejados. Isso permite que o evento esteja sempre em sintonia com tendências e demandas do setor”, explica Lucilaine. O apanhado geral das pesquisas realizadas nos últimos eventos destaca alguns pontos que são considerados fundamentais pelos participantes:

  • A carência de conhecimento a respeito da nuvem;
  • A necessidade de se contar com o apoio para a migração para a nuvem;
  • A exigência de atender uma demanda praticamente mandatória de se migrar para nuvem, sem conhecimento necessário, o que eleva o risco.

O projeto 60 Minutos NasNuvens está com o calendário definido para o primeiro semestre de 2021. E novos eventos já estão confirmados para o segundo semestre. No novo portal do NasNuvens é possível encontrar a agenda com os próximos eventos e o link para inscrição. Não deixe de participar e contribuir para que o Brasil seja uma referência na adoção da TIC no desenvolvimento da pesquisa nacional e na educação de nossos discentes.

Igor Moraes

Sobre o autor

Analista de Negócios Sênior na RNP e facilitador do 60 Minutos NasNuvens, atua na gestão de iniciativas e projetos estratégicos na Diretoria Adjunta de Soluções fortalecendo a cultura de gestão de projetos, produtos e agilidade, elevando a maturidade dos processos e impulsionando os resultados da organização.

Siga nas redes

ASSINE NOSSA NEWS

Receba no seu e-mail informações sobre computação em nuvem com os melhores especialistas do mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

compute

Gerencie seus recursos computacionais

O Compute é um serviço ofertado pela RNP que agrega Infraestrutura e Plataformas no modelo de serviço em nuvem (IaaS e PaaS) para as instituições de ensino e pesquisa em todo o sistema.

SAIBA MAIS